Bexiga neurogênica

O quadro de bexiga neurogênica, geralmente, está associado a defeitos da formação da coluna espinhal, como mielomeningocele, existindo, ainda, outras causas. Como há um defeito na formação dos nervos, a bexiga pode ter comportamento variado, podendo ocasionar problemas para os rins. É importante a criança ser acompanhada por um cirurgião pediátrico ou urologista pediátrico sempre.

Essa assistência médica é necessária desde o nascimento, período em que o bebê já pode apresentar os primeiros sinais de comprometimento urológico. Casos de crianças diagnosticadas com bexiga neurogênica anos depois do parto são detectados, principalmente, devido à incontinência urinária e infecção urinária de repetição.

O tratamento da bexiga neurogênica é variado e tem como objetivos principais a proteção do trato urinário superior (rins) e melhor inclusão social. Podem ser empregados, na terapêutica da doença:

• cateterismo intermitente limpo (sondagens para esvaziar a bexiga);
  • medicamentos;
  • fisioterapia;
  • procedimentos cirúrgicos.

Diversos procedimentos podem ser feitos, desde vesicotomia (deixar a bexiga aberta no abdome), a confecção de conduto para cateterismo, geralmente entre a cicatriz umbilical e a bexiga (Mitrofanoff), confecção de conduto para lavagem intestinal anterógrada (Malone), elevação do colo vesical para dificultar perdas urinárias (Sling), até ampliação vesical (aumento de tamanho da bexiga).