Escroto agudo

Escroto agudo

O escroto agudo é uma condição clínica que se instala em curto período de tempo e compromete o escroto e/ou estruturas de seu interior por meio de manifestações locais como dor, edema, aumento de volume, hiperemia (vermelhidão) e elevação da temperatura, que podem ser acompanhadas de febre, náuseas e vômitos.

 

Suas principais causas são torção do funículo espermático (torção do testículo), torção de apêndices testiculares (hidátide de Morgani) e inflamações/infecções do testículo e ou epidídimo.

 

A causa mais comum e mais grave é a torção do testículo, cujo tratamento, a depender do tempo de evolução, pode ser distorção testicular com fixação de ambos os testículos no escroto para evitar nova torção ou orquiectomia (retirada do testículo) do lado torcido e fixação do testículo contralateral.

 

A torção de apêndices testiculares e inflamações/infecções podem ser tratadas clinicamente com medicações e a operação para retirada do apêndice torcido ou descompressão, com drenagem de áreas infeccionadas, reservada para casos sem melhora com tratamento clínico.

 

A ultrassonografia com Doppler é um exame complementar de grande valor para o diagnóstico da causa do escroto agudo, porém, não pode postergar uma operação, pois o diagnóstico de escroto agudo é considerado uma emergência e tempo pode representar a perda de um testículo!

Torção testicular

Aspecto de um escroto agudo à esquerda

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020 • Artigos

12 de outubro - Dia do Cirurgião Pediátrico

Ler mais
Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020 • Dicas

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Ler mais
Hérnia inguinal: o que é e como tratar

29/09/2020 • Artigos

Hérnia inguinal: o que é e como tratar

Ler mais

Agendar Consulta

 

Conversar sobre as questões inerentes ao tratamento, confortar e transmitir segurança só é possível a partir da realização de uma consulta. Escolha a melhor data e horário e aguarde pela confirmação do agendamento, a ser enviada para seu e-mail.

 


[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Agendar Consulta