02 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Por: Publicado em 02/04/2020

Embora estejamos enfrentando momentos difíceis para a saúde global por conta do Coronavírus, não podemos deixar de registrar que hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, conforme o nome sugere, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que atinge aproximadamente dois milhões de pessoas no Brasil.

O transtorno é caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Geralmente é identificado entre os dois primeiros anos de vida, embora os sinais muitas vezes apareçam nos primeiros meses.

Vale ressaltar que quanto antes a intervenção de equipe multidisciplinar, maiores as chances de ganhos significativos no funcionamento cognitivo e adaptativo do paciente. Por isso é importante a avaliação periódica com o médico para acompanhar o desenvolvimento da criança.

Este ano a data tem um tom especial, pois foi criada por lei no início de janeiro, a Carteira Nacional do Autista que prevê prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta