15 de fevereiro – Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil

15 de fevereiro – Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil

Por: Publicado em 15/02/2020

O Dia Internacional do Câncer na Infância, criado em 2002 pela Childhood Cancer International (CCI), é lembrado em todo o mundo a cada ano no dia 15 de fevereiro. O objetivo da iniciativa global é reduzir a mortalidade de crianças e adolescentes causada pelo câncer, com alcance de cura de até 60% dos pacientes até o ano de 2030.

“O caminho para alcançar essa meta é, além de emocionante porque envolve as crianças, suas famílias e todo a equipe de saúde, muito desafiador. A pesquisa é fundamental para nos apresentar novos tratamentos principalmente para as doenças com prognóstico desfavorável ou para aquelas que as condições de cura estão associadas a efeitos colaterais irreversíveis. Nós médicos estamos empenhados e dispostos a contribuir com o nosso melhor para que esses índices reduzam”, destaca a cirurgiã pediátrica, Eliete Colombeli.

O câncer

O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Diferentemente do câncer do adulto, o câncer em crianças e adolescentes geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Por serem predominantemente de natureza embrionária, tumores em pessoas com menos de 20 anos são constituídos de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos atuais. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

“Os pais devem estar alertas ao fato de que a criança não inventa sintomas. Ao sinal de alguma anormalidade, devem levar seus filhos ao pediatra para avaliação. Na maioria das vezes, os sintomas estão relacionados a doenças comuns na infância, mas isto não deve ser motivo para descartar a visita ao médico”, acrescenta a Dra. Eliete.

Fonte: INCA / Ministério da Saúde

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta