15 de maio – Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar

15 de maio – Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar

Por: Publicado em 15/05/2020

Apesar de estarmos vivenciando uma série de cuidados com o controle da transmissão do Coronavírus não só nas casas, mas principalmente, nos ambientes de saúde, a luta para o controle da infeção hospitalar é uma batalha diária vivenciada principalmente para os profissionais da saúde.

A história do controle da infeção hospitalar remonta ao dia 15 de maio de 1847, quando o médico ginecologista e obstetra Ignaz P. Semmelweis incorporou a prática da lavagem de mãos como atitude obrigatória para enfermeiros e médicos que entravam nas enfermarias dos hospitais na Hungria. Essa simples e eficiente iniciativa conseguiu reduzir a taxa de mortalidade das pacientes e foi incorporada a outras especialidades médicas e logo, foi adotada em todo o mundo.

Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a entrada do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Pela sua gravidade e aumento do tempo de internação do paciente, é causa importante de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública.

A infecção hospitalar pode ser controlada não só por adoção de hábitos de higiene e limpeza nas unidades de saúde, mas também por quem frequenta esses espaços. É importante entender, por exemplo, o número reduzido e controlado de pessoas em visita a pacientes internados e muitas vezes, a necessidade de uso de roupas especiais para evitar qualquer transtorno adverso ao tratamento que está sendo realizado.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta