1º de maio – Dia do Trabalho

1º de maio – Dia do Trabalho

Por: Publicado em 01/05/2020 - Atualizado 30/04/2020

No dia de celebração aos trabalhadores, que tal uma reflexão sobre o trabalho infantil?  Vivemos em um Estado diferenciado, mas não estamos livres e tão pouco é possível ignorar a exploração às crianças, uma grave violação dos direitos humanos e dos direitos e princípios fundamentais no trabalho. A exploração de crianças e adolescentes é uma das prioridades da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e configura-se como uma das principais antíteses do trabalho decente. Quase 30% do trabalho infantil que ocorre na América Latina está no Brasil.

O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de viver a infância, de frequentar a escola, de se desenvolver de maneira saudável e de desenvolver suas capacidades e habilidades. No coletivo, o trabalho infantil impacta no nível de desenvolvimento das nações e em muitos casos, leva ao trabalho forçado na vida adulta.

De acordo com os dados mais recentes (IBGE/2016), 2,3 milhões de crianças e adolescentes estavam expostas à uma das piores mazelas do país. Como os dados não são atualizados há três anos, não é possível saber se as poucas políticas públicas de enfrentamento ao problema estão surtindo efeito. A faixa etária é de 5 a 17 anos e os locais de trabalho variam da indústria alimentícia, vestuário, pecuária, comércio, construção, agricultura e doméstico. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2007 e 2018, 261 crianças morreram trabalhando.

Adolescentes pretos e pardos correspondem a 66,2% do total do grupo. Em relação ao perfil econômico das famílias, 49,83% têm rendimento mensal per capita menor do que meio salário mínimo (famílias de baixa renda).

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta