5 cuidados ao realizar uma cirurgia pediátrica em Florianópolis

5 cuidados ao realizar uma cirurgia pediátrica em Florianópolis

Por: - Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 10/10/2019 - Atualizado 28/10/2019

Florianópolis é destaque não só pelo turismo, a capital catarinense também é conhecida pela formação de uma variedade de profissionais que atuam com a cirurgia pediátrica. O Hospital Infantil Joana de Gusmão, por exemplo, é referência na especialidade em todo o estado. Mas, para realizar uma cirurgia pediátrica em Florianópolis, é preciso se atentar com alguns cuidados que devem ser levados em consideração pelos pais.

Ouça este conteúdo:

 

Ao contrário do que você pode imaginar, a cirurgia pediátrica apresenta particularidades em relação a uma intervenção cirúrgica realizada em um adulto. Isso porque o organismo das crianças é mais frágil e necessita de atendimento de qualidade para evitar qualquer tipo de complicação decorrente de um procedimento cirúrgico.

Para ajudar os pais nessa missão tão importante, separamos 5 cuidados ao realizar uma cirurgia pediátrica em Florianópolis. Confira!

Fique atento ao seu plano de saúde

Contar com um plano de saúde pode ajudar a garantir mais tranquilidade quando alguma emergência acontece, assegurando consultas com médicos credenciados, tratamentos mais acessíveis financeiramente e tantos outros benefícios para a saúde de seu filho. Contudo, se você é de outra cidade do estado, é preciso ficar atento se seu plano é aceito em Florianópolis. 

Por mais que você busque atendimento de qualidade, pode ser que a capital do estado não esteja na área de abrangência. Além disso, é importante verificar se a cirurgia a ser realizada faz parte do plano que você contratou. Tomar esses cuidados evita surpresas lá na frente!

Cuidado com o período pré-operatório

O pré-operatório de uma cirurgia em pacientes infantis necessita de alguns cuidados específicos para garantir o sucesso do procedimento. Cada cirurgia pode exigir cuidados particulares, mas de maneira geral, as recomendações para o pré-operatório envolvem uma boa noite de sono no dia anterior à cirurgia e jejum rigorosamente respeitado seguindo a orientação médica.

Para crianças que vêm do interior realizar uma cirurgia pediátrica em Florianópolis, o ideal é chegar com pelo menos um dia de antecedência na capital. Dessa maneira, fica mais fácil cumprir os cuidados no pré-operatório com mais facilidade e evitar complicações durante ou após o procedimento.

Procure atendimento de qualidade

Outro fator determinante para garantir o sucesso de uma cirurgia pediátrica em Florianópolis é buscar atendimento de qualidade na cidade, afinal a saúde de seu filho é coisa séria, certo? O Hospital Infantil Joana Gusmão (HIJG) é referência estadual no tratamento de crianças com até 14 anos e conta com mais de 15 especialidades médicas de alta complexidade.

Com 5 salas cirúrgicas, sala pré-anestésica, sala de recuperação e pós-anestésica, o Centro Cirúrgico do Hospital Joana Gusmão se destaca pelo pelo uso da tecnologias de ponta, além de contar com uma equipe altamente qualificada, e especializada, exclusivamente, em pediatria.

Como um hospital ligado à rede pública de saúde, os tratamentos realizados por lá são feitos apenas pelo Sistema Único de Saúde, sendo necessário seguir todo o processo desde o diagnóstico nas unidades básicas de saúde até o tratamento cirúrgico no hospital. Para quem pode optar por um tratamento particular ou por plano de saúde, o indicado é conhecer onde os profissionais do HIJG atuam. Assim, é possível aliar a garantia de um tratamento de qualidade com a comodidade do atendimento privado. 

Busque por profissionais capacitados

Qualquer tipo de cirurgia deve ser realizada por profissionais capacitados e devidamente preparados para a função, mas quando falamos em cirurgia pediátrica os cuidados devem ser ainda maiores. Por isso, é importante buscar por médicos com ampla experiência e construir uma relação de confiança com o profissional que irá operar seu filho.

A equipe do Urologia Kids reúne médicos dedicados ao atendimento especializado em urologia e cirurgia pediátrica desde o diagnóstico até o pós-operatório. Nossos profissionais atuam sempre com respeito, confiança e humanização para que os pequenos pacientes tenham grandes conquistas!

Atenção com a volta para casa

Pacientes que vêm de outras cidades devem ter uma atenção especial com os cuidados no período pós-operatório. Geralmente, o paciente pode ser liberado no mesmo dia ou no dia seguintes, mas é importante seguir as recomendações médicas, que, dentre outras, incluem:

  • evitar fazer qualquer tipo de esforço na primeira semana;
  • não realizar atividades físicas por 1 mês;
  • proteger a região operada;
  • tomar os medicamentos pelo tempo prescrito pelo médico;
  • seguir a dieta determinada pelo médico, caso haja necessidade.

Portanto, é preciso seguir as orientações à risca e tomar muito cuidado durante a viagem de volta para casa. Como você estará longe do cirurgião que operou seu pequeno, qualquer complicação pode se tornar mais grave. Mas lembre-se que qualquer sinal de que algo está errado, o recomendado é agendar uma consulta de retorno o quanto antes.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 10/10/2019 - Atualizado 28/10/2019

Formada em medicina na Universidade Federal de Santa Catarina. Residência médica em cirurgia geral no...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta