Cirurgia pediátrica: esclareça suas dúvidas sobre a especialidade

Cirurgia pediátrica: esclareça suas dúvidas sobre a especialidade

Por: - Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 15/02/2019 - Atualizado 20/03/2019

A cirurgia pediátrica é uma especialidade médica que auxilia os pais no cuidado com as crianças, complementando os trabalhos do pediatra. Basicamente, o cirurgião pediátrico confirma o diagnóstico e trata os casos de doenças em que é preciso realizar um procedimento cirúrgico.

A importância do acompanhamento precoce

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o acompanhamento com o cirurgião pediátrico não inicia somente depois que a criança nasce. Tampouco as doenças que podem afetar os bebês são diagnosticadas somente após o parto.

Já faz alguns anos que o diagnóstico de malformações e outros problemas de saúde podem ser diagnosticados por meio de exames de ultrassom, enquanto a criança se desenvolve no útero da mãe. Dependendo do caso, as consultas com o cirurgião pediátrico podem ser realizadas durante a gestação. Essa relação pode se estender até a adolescência, de acordo com a doença que precisa ser tratada.

Cada caso é avaliado com cuidado pelo especialista em cirurgia pediátrica e, no fim, a necessidade de um procedimento cirúrgico pode até ser descartado. Por isso, os pais precisam encontrar um médico de confiança para orientá-los. Aquele que consideram ser o melhor no carinho, cuidado e atenção à saúde da criança.

Problemas tratados pela cirurgia pediátrica

Embora as pessoas quase não se deem conta disso, o organismo infantil é diferente do organismo de uma pessoa adulta. Por isso, a cirurgia pediátrica não trata “adultos que ainda” não cresceram, mas de indivíduos em formação com características próprias.

Profissionais que se propõem a realizar cirurgias em pacientes dessa idade precisam cursar dois anos de residência em cirurgia geral e, depois disso, dedicar mais três anos de estudo com a residência em cirurgia pediátrica. É nesse período que o médico aprende sobre as particularidades no atendimento de adultos e crianças.

Normalmente, a cirurgia pediátrica possui 5 focos principais. Saiba mais sobre eles!

Neonatal: corrige problemas relacionados à malformações congênitas que podem causar riscos de vida para recém-nascidos.

Pré-natal: por meio do ultrassom é possível diagnosticar um problema antes mesmo de o bebê nascer e planejar a correção cirúrgica.

Trauma:essa especialidade corrige lesões traumáticas que necessitam de intervenção cirúrgica.

Oncologia: remove tumores malignos e benignos.

Urologia pediátrica: a urologia pediátrica trata de malformações e problemas nos órgãos genitais e trato urinário.

Quais os cuidados no pré e pós-operatório?

Preparar uma criança para uma cirurgia não é uma tarefa simples para os pais e, tampouco, para os pequenos. Durante o período pré-operatório é comum que haja muita ansiedade e dúvidas em relação ao procedimento.

 

Para que isso não aconteça, é fundamental conversar com o médico responsável pela cirurgia para que tudo fique muito bem esclarecido. Dependendo da idade, a criança também pode participar ativamente das consultas, pois é importante que ela entenda o que está acontecendo e tenha consciência de que a cirurgia é importante para melhorar sua saúde.

 

Além de todos os exames pré-operatórios, é necessário que os pais se atentem às exigências do período que antecede a cirurgia, principalmente, os cuidados necessários no dia do procedimento. É claro que cada tipo de cirurgia exige cuidados pré-operatórios específicos, mas de maneira geral, as orientações são:

 

  • procure fazer com que a criança tenha uma boa noite de sono no dia anterior à cirurgia;
  • respeite, rigorosamente, o tempo de jejum informado pelo médico;
  • vista a criança com roupas confortáveis;
  • leve-a para fazer xixi antes da cirurgia.

No período pós-operatório, as orientações médicas também devem ser seguidas à risca para garantir o sucesso da operação e a recuperação da criança. Os principais cuidados nesse período são:

  • evitar fazer qualquer tipo de esforço na primeira semana;
  • não realizar atividades físicas por 1 mês;
  • proteger a região operada;
  • tomar os medicamentos pelo tempo prescrito pelo médico;
  • seguir a dieta determinada pelo médico, caso haja necessidade.

O Grupo Urologia Kids

Buscar ajuda médica é o primeiro passo para diagnosticar e tratar corretamente problemas e doenças que acometem as crianças. E quando é necessária a intervenção cirúrgica, é preciso contar com profissionais capacitados e preparados para essa tarefa.

Na Urologia Kids, você conta com médicos especializados em cirurgia urológica pediátrica prontos para cuidar da saúde e bem-estar de seu pequeno. Aproveite para nos seguir no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossa especialidade.

E se restou alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer lhe ajudar!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 15/02/2019 - Atualizado 20/03/2019

Formada em medicina na Universidade Federal de Santa Catarina. Residência médica em cirurgia geral no...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta