Como a alimentação afeta a saúde urológica das crianças?

Como a alimentação afeta a saúde urológica das crianças?

Por: - Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 05/10/2018 - Atualizado 07/02/2019

Manter a saúde urológica das crianças em dia é uma questão de estilo de vida. Quando as crianças adotam hábitos saudáveis, fica muito mais fácil evitar infecções urinárias e outros problemas que possam surgir no trato urinário.

Mas, afinal, você sabe quais são as funções do sistema urinário? Ele é responsável pela produção e eliminação da urina, além de remover substâncias que estejam em excesso no corpo humano ou impurezas do sangue que circulam no organismo.

Composto por dois rins e pelas vias urinárias, que são formadas por dois ureteres, bexiga urinária e uretra, o sistema urinário requer alguns cuidados especiais se você quiser manter seus filhos longe de problemas e doenças que possam aparecer na região.

Como manter a saúde urológica das crianças em dia?

Ao cuidar da saúde da criança de maneira geral, você também estará cuidando da saúde urológica de seu filho. Por isso, adotar hábitos de vida saudáveis pode fazer toda a diferença para que a criança não apresente nenhum tipo de problema no sistema urológico.

Alimentação balanceada

Apesar de a alimentação não ser o principal fator para o surgimento ou para se evitar doenças no sistema urológico, ela pode contribuir para manter problemas e doenças distantes das crianças.

Uma alimentação balanceada é importante para manter a saúde da criança em dia e evitar diversos tipos de doenças, inclusive as de origem no sistema urológico. E quando falamos desse sistema, alguns alimentos podem favorecer a saúde urológica das crianças. Confira os principais!

  • Cebola;
  • Salsa;
  • Melancia;
  • Pepino;
  • Verduras;
  • Melão;
  • Frutas cítricas.

Hidratação

A urina é formada por 95% de água, ou seja, não dá para negar que hidratação e sistema urológico estão intimamente interligados. Beber água é uma excelente maneira de evitar problemas nas crianças, sobretudo o cálculo renal, as temidas pedras nos rins.

Além disso, se a criança já estiver com algum problema no sistema urológico, como infecção urinária, beber água pode contribuir para eliminar as bactérias causadoras da doença. Como opção para a água, você pode oferecer sucos naturais e água de coco, além de picolés de fruta nas épocas mais quentes do ano.

Exercícios físicos

Em muitos casos, os problemas no sistema urológico aparecem porque a imunidade da criança está baixa. Para reverter esse quadro, inserir atividades físicas na rotina dos pequenos contribui para que o organismo se fortaleça contra a presença de bactérias e outros microrganismos.

Exposição solar

A exposição solar, desde que na medida certa, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, contribuindo para a saúde urológica das crianças. O ideal é que os pequenos tomem sol antes das 10h ou depois das 16h. Cerca de 20 minutos já é o suficiente para contribuir com a imunidade.

Como saber se meu filho está com algum problema no sistema urológico?

O sistema urológico pode apresentar diversos tipos de doenças, cada uma em um dos componentes do sistema e com particularidades específicas. Apesar disso, alguns sintomas gerais podem denunciar que algo está errado com o sistema urológico da criança.

  • Dor ao urinar
  • Dor na região abdominal
  • Micção frequente
  • Sangue na urina
  • Coceira na região genital

Observe esses detalhes e se eles estiverem prejudicando a qualidade de vida da criança, busque a ajuda médica.

Buscando ajuda médica

Se você notar que seu filho pode estar com algum problema no sistema urológico, o mais recomendado é procurar ajuda de um médico especializado. Se o problema não for tratado a tempo, corre-se o risco de que o quadro evolua, aumentando as chances de complicações à saúde da criança.

Ficou com alguma dúvida sobre a saúde urológica das crianças? Entre em contato. Prometo que irei responder o mais breve possível.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 05/10/2018 - Atualizado 07/02/2019

Realizar cirurgias em crianças não era algo que o Dr. Rafael Miranda Lima imaginava que...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta