Como fazer a criança tomar água?

Como fazer a criança tomar água?

Por: - Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 15/06/2018 - Atualizado 07/02/2019

Até os seis meses de vida, nenhuma criança precisa tomar água. Apenas o leite materno é suficiente para o bebê se alimentar e se hidratar. A orientação é da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Somente após esse período é recomendado oferecer outros alimentos e líquidos à criança.

Muitos pais oferecem o suco de laranja como primeira opção de bebida alternativa ao leite materno. Alguns fazem isso por orientação do próprio pediatra. Aos seis meses, a criança não conhece outros sabores, além do leite materno. O paladar dela vai começar a se formar. O melhor, nessa fase, é incentivá-la a tomar água.

Algumas crianças desenvolvem esse hábito de maneira mais fácil do que outras. O importante é incentivá-las, pois a água é importante para manter a hidratação e regular diversas outras funções do organismo, como a intestinal.

Dicas para incentivar a criança a tomar água

Espalhar garrafas pela casa

Os pais podem deixar algumas garrafas com água espalhadas pela casa, nos ambientes em que as crianças mais permanecem, por exemplo, o quarto e a sala, ao alcance delas. Assim, a criança se habitua a tomar água no momento em que sente sede.

Oferecer água sempre

Cada vez que o pai ou a mãe for tomar um copo de água, é importante que ele se lembre de oferecer à criança também.

Usar um lembrete

Há pais que não têm o hábito de beber muita água, mas querem que os filhos sejam diferentes, ou que não se lembram de oferecer o líquido à criança, mesmo que consumam a quantidade adequada. Algo que pode ajudar é colocar um lembrete no celular para despertar de hora em hora, ou então fazer o download de algum aplicativo que auxilie nisso, para incentivar a criança a tomar água.

Ter uma garrafa com você

Os pais sempre levam diversas coisas para a criança, ao sair de casa: fralda, roupa, algum lanche. Incluir, entre os itens, uma garrafa com água é outra atitude que auxilia os pais a criar, nos filhos, o hábito de tomar água.

Ter água para a noite

Manter uma garrafa de água ao lado da cama, para quando a criança sentir sede ou acordar à noite, também é uma estratégia que habitua as crianças a tomar água.

Oferecer água saborizada

Algumas mães saborizam a água para oferecê-la para a criança. Junto com o líquido, elas colocam algumas folhas de hortelã, laranja ou limão em rodela, e deixam gelar por um tempo. É uma forma diferente de beber a água, que a criança pode gostar.

Quanta água oferecer à criança?

Crianças com idade entre sete e 12 meses, o recomendado é que bebam, aproximadamente, 800 mililitros de água por dia. As maiores, entre um e três anos, o indicado é que consumam cerca de 1.300 mililitros do líquido.

Conforme a idade avança, a quantidade de água necessária à criança aumenta. As que estão entre os três e oito anos precisam ingerir até 1.700 mililitros de água todos os dias.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 15/06/2018 - Atualizado 07/02/2019

Realizar cirurgias em crianças não era algo que o Dr. Rafael Miranda Lima imaginava que...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta