Como prevenir queimaduras em crianças?

Como prevenir queimaduras em crianças?

Por: Publicado em 05/06/2020

A queimadura está entre um dos principais acidentes domésticos que ocorrem com crianças e pode deixar sequelas permanentes, tanto físicas como psicológicas. No Dia Nacional da Luta Contra Queimaduras, 6 de junho, deixamos algumas dicas de prevenção:

– Cozinhe nas bocas de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para dentro para evitar que as crianças entornem os conteúdos sobre elas.

– Evite cuidar, ficar perto ou carregar as crianças no colo enquanto mexe em panelas no fogão ou manipula líquidos quentes ou produtos tóxicos. Um simples cafezinho pode provocar graves queimaduras na pele de um bebê.

– Deixe comidas e líquidos quentes no centro da mesa, longe do alcance das crianças.

– Não utilize toalhas de mesa compridas ou jogos americanos. As crianças podem puxar esses tecidos e se tiver algo quente em cima, pode causar escaldadura ou queimadura de contato.

– Durante o banho do bebê, coloque primeiro a água fria e verifique a temperatura da banheira imergindo a mão inteira na água, espalhando os dedos e movendo a mão por toda a extensão da banheira para ter certeza de que não há nenhum ponto muito quente.

– Não deixe as crianças brincarem por perto quando você estiver passando roupa ou utilizando outro aparelho que produza calor, como secador de cabelo. Ao utilizá-los, desligue, tire da tomada e os guarde longe do alcance das crianças.

– Brinquedos elétricos podem causar queimaduras. Evite os que tenham elementos de aquecimento, como baterias e tomadas elétricas, para crianças com menos de 8 anos.

– Guarde fósforos, isqueiros, velas e outros produtos inflamáveis em locais altos e trancados, longe do alcance das crianças.

– Muito cuidado com o álcool! Ele é responsável por um grande número de queimaduras graves em crianças. Guarde o produto longe do alcance delas.

– Produtos de limpeza em contato direto com a pele também podem provocar queimaduras. Mantenha-os longe do alcance das crianças.

Fonte: Criança Segura Brasil

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta