Como saber se o bebê está com infecção urinária?

Como saber se o bebê está com infecção urinária?

Por: - Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 07/09/2018

A infecção urinária é um dos tipos de infecção mais recorrentes em crianças. A doença pode aparecer logo após o nascimento ou quando o bebê está com alguns meses de vida e precisa ser tratada rapidamente, já que a evolução do quadro pode causar sérias complicações à saúde, principalmente nos rins.

O sistema imunológico dos bebês ainda continua em formação após o nascimento, o que os torna mais propensos a infecções virais e bacterianas. No caso da infecção urinária, as bactérias são responsáveis por provocar o problema e, geralmente, passam do entorno da pele dos órgãos genitais ou do ânus para um dos órgãos do trato urinário, composto por rins, bexiga, ureteres e uretra.

Quais são os sinais de infecção urinária?

A infecção urinária em bebês pode ser difícil de ser identificada, ainda mais para os papais e mamães de primeira viagem. Por isso, é importante ficar atento para que a doença possa ser identificada ainda no estágio inicial. Os principais sinais são:

  • Febre;
  • Choro ou reclamação na hora de fazer xixi;
  • Urina com cheiro forte;
  • Urina turva (suja) ou mais escura que o normal;
  • Falta de apetite;
  • Irritabilidade.

Nem sempre os sintomas aparecem todos de uma vez. A febre é o principal sintoma quando a doença ainda está no estágio inicial, o que torna a infecção difícil de ser diagnosticada, já que esse sintoma ocorre em  outros problemas de saúde, como gripes e resfriados.

Como a doença é diagnosticada?

Ao menor sinal do problema, é importante levar o bebê para uma consulta pediátrica. O médico irá fazer algumas perguntas sobre os possíveis sintomas que o bebê está apresentando, além de examinar a criança de maneira geral.

Caso haja suspeita de infecção urinária, o médico irá solicitar a coleta da urina para posterior análise. Para isso, o ideal é a coleta de urina através de sondagem.

Qual é o tratamento?

A infecção urinária em bebês é tratada com o uso de antibióticos por um período de uma semana ou até 21 dias, dependendo do quadro clínico do bebê e do microrganismo envolvido. É importante seguir a orientação médica e dar o antibiótico até o último dia recomendado, mesmo que o bebê apresente uma melhora nos primeiros dias.

No período de tratamento, também é recomendado que o bebê consuma bastante leite materno para induzir a urina, além de ser necessário realizar a troca de fraldas constantemente para evitar que o bebê fique com a fralda suja por muito tempo, o que facilita a contaminação por novos microrganismos.

Em casos mais graves, recomenda-se a internação para que o bebê possa receber o medicamento na veia. Em bebês que apresentam infecção urinária com menos de 1 mês de vida, a internação, geralmente, é o procedimento padrão.

A consulta com um médico especialista é fundamental para o diagnóstico precoce do problema e para que o bebê se recupere o mais rápido possível. A infecção urinária pode causar sequelas graves em crianças de até 2 anos e, por isso, buscar ajuda médica é essencial para garantir a saúde dos pequenos.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato que te responderei em breve!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 07/09/2018

Formada em medicina na Universidade Federal de Santa Catarina. Residência médica em cirurgia geral no...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta