Como usar a tecnologia sem prejudicar a saúde de seu filho?

Como usar a tecnologia sem prejudicar a saúde de seu filho?

Por: Publicado em 05/08/2020

Em época de pandemia, com as crianças sem escola e em período integral em casa, é comum que se permita maior tempo delas em frente à televisão, computador e celular, situação que sem o devido equilíbrio, pode trazer graves consequências para a saúde do seu filho.

Dependência digital, problemas de saúde mental (irritabilidade, ansiedade e depressão), transtornos de sono, déficit de atenção, hiperatividade e problemas visuais e auditivos, são algumas das consequências do excesso em frente às telas.

Para te auxiliar a enfrentar este desafio, na era digital sem prejudicar seu filho, no Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto, trazemos as principais recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):

– Limitar o tempo de telas ao máximo de uma hora por dia para crianças entre 2 a 5 anos, sempre com supervisão.

-Limitar o tempo de telas ao máximo de uma ou duas horas por dia para crianças entre 6 a 10 anos, sempre com supervisão.

-Limitar o tempo de telas e jogos de videogames a duas ou três horas por dia, sempre com supervisão. Nunca deixe seu filho “virar a noite” jogando. O ideal é que esse convívio com os jogos digitais inicie a partir dos 11 anos.

– Para todas as idades: nada de telas durante as refeições e desconectar uma a duas horas antes de dormir.

– Oferecer como alternativas às crianças atividades esportivas, exercícios ao ar livre ou em contato direto com a natureza, sempre com supervisão.

– Criar regras saudáveis para o uso de equipamentos e aplicativos digitais, além das regras de segurança, senhas e filtros apropriados para toda família, incluindo momentos de desconexão e mais convivência familiar;

Vale ressaltar que crianças menores de dois anos não devem ser expostas às telas, mesmo que passivamente.

Integre as crianças com as atividades da casa, com a rotina da família. Apresente atividades que ela possa participar como na cozinha, no jardim, na organização da casa. Isso lhe garantirá um crescimento mais saudável, equilibrado e que gera noção de suas responsabilidades.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta