Criptorquidia: O que fazer quando os testículos não descem ao nascer?

Criptorquidia: O que fazer quando os testículos não descem ao nascer?

Por: Publicado em 26/08/2020

Criptorquidia ou popularmente conhecida como “testículos que não desceram”, é uma alteração genital que se caracteriza quando um ou os dois testículos, que são formados dentro do abdômen durante a gestação, não conseguem completar o caminho até se instalarem no escroto. Essa é uma situação que pode ser diagnosticada em até 4% dos recém-nascidos, principalmente os de baixo peso e, em até 45% dos meninos prematuros.

Os testículos criptorquídicos podem ser palpáveis pelo médico em sua grande maioria das vezes. No exame clínico, o médico consegue identificar onde eles estão. Em outras situações, é preciso auxílio de exames complementares para que possa ser então, decidido que tipo de procedimento ou tratamento são necessários.

Caso o testículo não desça espontaneamente para a bolsa até os seis meses de nascido ou não haja resposta ao tratamento indicado, a opção para a correção da Criptorquidia é a cirurgia. O procedimento deve ser realizado entre seis a 12 meses.

Infertilidade?

O mau posicionamento dos testículos gera uma série de dúvidas e insegurança nos pais sobre a fertilidade dos filhos. Cada caso tem que ser avaliado com critério e a criança, acompanhada em seu desenvolvimento pelo pediatra e na vida adulta pelo urologista. Estudos comprovam que pacientes com apenas um testículo não descido têm taxas semelhantes de paternidade quando comparados com quem não tiveram esse problema.

Outro assunto que é muito questionado está relacionado ao aumento de câncer de testículo em meninos que nascem com Criptorquidia. Igualmente, o acompanhamento médico durante a infância e a vida adulta, serão os responsáveis para garantir o controle de risco de doenças.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta