4 cuidados que é preciso ter com a saúde da criança

4 cuidados que é preciso ter com a saúde da criança

Por: - Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 15/06/2018 - Atualizado 07/02/2019

A saúde da criança é uma preocupação constante dos pais. Não é por receio de que ela fique doente. Muito pelo contrário! É para que ela possa estar sempre saudável para brincar e explorar o mundo.

Às vezes, eles têm que “nadar contra a corrente” para conseguir cuidar do(s) seu(s) pequeno(s) da maneira que consideram mais correta. Em certas ocasiões, têm de relutar com a família, os amigos e até com o próprio pediatra para não complementar a amamentação sem que haja uma real necessidade disso, por exemplo.

É! Muitas vezes, essa vida de pai e mãe não é fácil. Mas com persistência e as informações certas, os pais podem cuidar dos filhos da maneira que julgam ser melhor para eles. Apenas confira se você focou e está focando a atenção em todos os cuidados importantes para o desenvolvimento saudável do seu filho.

Cuidados importantes com a saúde da criança

A manutenção da boa saúde da criança depende, essencialmente, da atenção que os pais ou responsáveis dedicam para isso. Eles precisam ter um olhar mais atento, especialmente, para a(s):

Vacinas

É importante que os pais mantenham a Carteira de Vacinação da Criança atualizada. As diversas doses que ela precisa tomar, com mais frequência até os dois anos de idade, aproximadamente, oferecem proteção contra diversos tipos de vírus e bactérias que causam doenças como pneumonia, meningite e paralisia.

Amamentação

É importante que a mãe que puder, amamente o bebê até os seis meses de vida, sem oferecer a ele qualquer outro tipo de leite, que não seja o materno, ou alimento. O aleitamento materno fortalece a imunidade da criança, além de resultar em muitos outros benefícios. Mesmo depois que a criança começa a se alimentar, o ideal é que ela continue sendo amamentada até os dois anos de idade, pois o leite materno é um complemento fundamental para a criança nessa fase da vida.

Alimentação

Assim que o bebê começa a se alimentar, há o anseio de que ele prove de tudo. Como o paladar dele ainda está em formação, é preciso ir com calma. Incluir alimentos que contenham muito açúcar e muito sal nas refeições da criança é desaconselhável. Para que a criança tenha bons hábitos alimentares na vida adulta, é bom que ela seja estimulada pelos pais a consumir alimentos mais naturais, como frutas, legumes e verduras.

Imunidade

É a partir dos três anos de idade que a criança está com a imunidade completamente formada. Antes disso, é muito comum que ela fique gripada com frequência, por exemplo. Os pais podem buscar formas de melhorar a imunidade da criança para que ela se mantenha o mais saudável possível.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 15/06/2018 - Atualizado 07/02/2019

Formada em medicina na Universidade Federal de Santa Catarina. Residência médica em cirurgia geral no...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta