Dicas para o desfralde adequado das crianças

Dicas para o desfralde adequado das crianças

Por: - Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 28/03/2019

Muitos papais e mamães costumam ficar ansiosos para que o momento de desfralde da criança chegue logo. Apesar de ser muito esperado, a descontinuação do uso de fraldas é um momento muito importante de evolução dos pequenos e não pode ser forçado ou imposto.

É preciso respeitar o tempo de cada criança e realizar o desfralde da maneira correta para evitar possíveis problemas no futuro. Você pode auxiliar a criança durante todo o processo, mas é preciso entender que ela tem seu próprio tempo para estar preparada fisiológica e psicologicamente para esse momento tão importante.

Como saber a hora certa para o desfralde?

Alguns pequenos sinais podem indicar que a criança está pronta para o momento de desfralde. Confira quais são eles!

Controle dos esfíncteres

Os esfíncteres são estruturas responsáveis pelo controle da eliminação do xixi e do cocô. O controle dessas estruturas é adquirido gradativamente e está relacionado a fatores biológicos e sociais. Cada criança desenvolve em seu próprio tempo, mas até os 5 anos a maioria dos pequenos já consegue controlar os esfíncteres.

Para saber se seu filho já possui esse controle, fique de olho em suas fraldas. Fraldas limpas por um bom tempo é um sinal de que a criança está conseguindo controlar os esfíncteres. Além disso, urinar ou defecar de uma só vez, e não de pouco em pouco, também é um sinal positivo.

Incômodo com a fralda suja

Se a criança começar a se incomodar com a fralda suja e for capaz de te avisar que fez xixi ou cocô, ou melhor ainda, que está fazendo ou com vontade de fazer, é um bom sinal de que ela está em processo de desfralde.

O incômodo com a fralda suja indica que a criança não está mais satisfeita com aquela situação e a ajuda a entender que deve procurar outros meios para fazer suas necessidades.

Como ajudar seu filho no momento de desfralde?

O ideal é sempre começar pelo desfralde diurno, já que a criança consegue ter muito mais controle quando está acordada. Recomenda-se que o momento mais propício é por volta dos 2 ou 3 anos de idade, mas como dissemos, cada criança tem seu próprio tempo.

Se você notar que seu filho está preparado para esse momento, você pode ajudá-lo com algumas medidas simples. Confira!

Seja um exemplo

A imitação é uma grande aliada para a aprendizagem infantil de maneira geral. No processo de desfralde, ela também pode ser muito útil. Quando a criança vê os pais usando o vaso sanitário, a tendência é que ela imite essa ação, incentivando-a a fazer o mesmo. Após algum tempo, ela vai começar a usar o vaso de maneira consciente.

Pergunte se a criança quer ir ao banheiro

Nos horários que você notar que seu filho mais faz suas necessidades fisiológicas, comece a perguntar se ele está com vontade de fazer xixi ou cocô. Isso irá ajudá-lo a lembrar que  ele precisa fazer suas necessidades e que tem lugar próprio para isso.

Apresente o banheiro

Apesar de parecer simples, essa dica pode ser bastante útil no momento de desfralde. A partir dos 2 anos, a criança já começa a ter melhor entendimento sobre o que falamos a elas. Apresentar o banheiro e explicar que esse é o lugar certo para fazer xixi e cocô ajuda a criança a entender que é no banheiro que ela deve fazer suas necessidades e, com o tempo, ela vai adquirindo esse hábito.

A enurese noturna

A enurese noturna, que nada mais é do que o famoso xixi na cama após os cinco anos de idade, é um dos principais obstáculos para o desfralde infantil. O problema está relacionado, principalmente a fatores hereditários, dificuldade para acordar e poliúria noturna.

Mesmo que seja um problema comum, quando você notar que algo está errado ou se achar que a criança está demorando muito para o desfralde noturno, a primeira medida é procurar a ajuda de um médico, que irão acompanhar cada caso separadamente.

O tratamento pode ser feito de maneira comportamental, condicional e/ou medicamentosa, dependendo de cada caso. Saiba mais sobre os tratamentos para enurese noturna.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais com outros pais para ajudá-los a passar essa fase de maneira tranquila!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 28/03/2019

Formada em medicina na Universidade Federal de Santa Catarina. Residência médica em cirurgia geral no...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta