Hábitos saudáveis para cultivar desde a 1ª infância

Hábitos saudáveis para cultivar desde a 1ª infância

Por: - Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 05/11/2019

Você já parou para pensar como hábitos saudáveis na infância são importantes para a saúde e bem-estar de uma pessoa por toda a sua vida? Geralmente, só nos preocupamos em adotar hábitos de vida melhores durante a fase adulta e, principalmente, na terceira idade, mas o segredo para uma vida cheia de saúde é ensinar os pequenos a cultivarem práticas saudáveis desde a primeira infância.

Muitos pais ainda têm dificuldades para educar seus filhos, principalmente diante de tantas tentações da vida moderna – como alimentos industrializados e dispositivos eletrônicos – e acabam cedendo aos desejos da criança. Contudo, é importante que os pais tenham disciplina e adotem um comportamento exemplar para incentivar a adoção de hábitos saudáveis nos pequenos, logo nos primeiros anos de vida. 

Quer conhecer os principais hábitos saudáveis na infância? Continue a leitura e saiba como garantir um futuro cheio de saúde para os pequenos!

O que é primeira infância e qual sua importância?

A primeira infância corresponde ao período que vai do nascimento até os 6 anos de idade. Esta fase é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, uma vez que os pequenos começam a ter uma maior percepção sobre o ambiente que os cerca e passam a absorver com mais facilidade todo o conhecimento que recebem como estímulo.

Isso porque é na primeira infância que ocorre o maior desenvolvimento cerebral da criança, o que contribui para a fixação de hábitos saudáveis por toda a vida. Isso significa que os estímulos e ensinamentos que recebem neste período podem fazer efeito durante a fase adulta.

Em outras palavras, as experiências vivenciadas na primeira infância contribuem para a área sobre a qual o conhecimento se desenvolverá mais adiante, ou seja, o que a criança aprende nos primeiros anos tem impactos profundos durante toda a sua vida.

5 hábitos saudáveis na infância

A grande vantagem da primeira infância é que as crianças estão muito mais propensas a aceitar o que você está tentando ensinar a elas. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis torna-se muito mais fácil nesta fase, além de contribuir para que a criança cresça com saúde e se transforme em um adulto saudável e feliz. Saiba o que você pode ensinar aos pequenos!

Alimentação saudável

Como os hábitos alimentares são formados na primeira infância, principalmente até os 2 anos de idade, estimular a criança a manter uma alimentação equilibrada contribui para que ela mantenha esse hábito por toda a vida. Além disso, uma dieta saudável é fundamental para que a criança receba todos os nutrientes que seu organismo precisa para o correto desenvolvimento físico e mental.

O ideal é que os pais ofereçam alimentos adequados a essa faixa etária – já é possível inserir frutas, verduras e legumes na alimentação da criança – e evitem oferecer alimentos industrializados ricos em sódio, açúcar e gordura, principalmente. Se a criança não tiver contato demasiado com estes últimos, suas preferências alimentares serão compostas por opções saudáveis e ricas em nutrientes.

Exercícios físicos

Se antigamente as brincadeiras na rua faziam a cabeça da garotada, hoje, a diversão de grande parte de nossas crianças se restringe a assistir televisão, jogar jogos eletrônicos ou navegar na internet. Mas aí mora um grande perigo: se a criança não pratica atividades físicas na infância, dificilmente ela irá se tornar um adulto ativo.

Por isso, é importante incentivá-las a fazer atividade física regularmente, sempre com a supervisão dos pais ou de um profissional. Procure encontrar algum esporte que a criança goste de praticar. Lembre-se que nada deve ser forçado ou imposto, já que a atividade deve trazer prazer às crianças.

Higiene

Estimular hábitos de higiene ajuda a criança a conhecer melhor seu próprio corpo e entender a importância de cuidar da sua saúde. O ideal é ensinar os hábitos básicos, como tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos, por exemplo, para que os pequenos possam assimilar, aos poucos, e inserí-los em sua rotina diária. 

A dica é tentar alinhar os horários para toda a família, já que o exemplo dos pais é fundamental para a criança adotar esses hábitos. Você pode criar brincadeiras para esses momentos ficarem mais divertidos, mas sempre aproveite para explicar a importância dos hábitos de higiene em nossa vida.

Leitura

Você tem o costume de ler para seu filho ou acompanhá-lo durante uma leitura? Esse hábito ajuda a criança a desenvolver sua imaginação e seus sentimentos, o que contribui para uma melhora no desenvolvimento emocional, social e cognitivo, além de proporcionar maior capacidade de aprendizado e conhecimento de mundo. 

Portanto, ofereça livros adequados a faixa etária do seu filho e reserve um tempo para ler com as crianças. Uma boa dica é sempre ler uma história para a criança todas as noites antes de dormir. Com o tempo, você pode estimular para que ela mesma adote esse hábito e o faça sozinha.

Convívio social

Estimular o convívio social é mais um dos hábitos saudáveis na infância que podem contribuir para a formação de um adulto saudável, feliz e bem-sucedido. Quando nos relacionamos com outras pessoas que nos fazem bem, alcançamos uma sensação de bem-estar e felicidade, além de contribuir para melhorar nossas habilidades e competências pessoais que podem ser importantes para nosso sucesso profissional, por exemplo.

Sempre que possível, estimule o convívio dos pequenos com os colegas por meio de brincadeiras e atividades. Promover o respeito e a solidariedade com o próximo também ajuda as crianças a criarem valores éticos e morais que irão levar por toda a vida. 

Cresça junto com a criança!

Por fim, vale ressaltar que os hábitos saudáveis devem ser introduzidos de maneira natural e positiva, sempre com o exemplo dos pais. Dessa forma, fica muito mais fácil para a criança adotar esses costumes para a vida toda e se tornar um adulto mais feliz e saudável. 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais e ajude mais papais e mamães a promoverem hábitos saudáveis em seus filhos!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 05/11/2019

Realizar cirurgias em crianças não era algo que o Dr. Rafael Miranda Lima imaginava que...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta