Higiene das mãos: cultive esse hábito nas crianças

Higiene das mãos: cultive esse hábito nas crianças

Por: - Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 10/08/2018 - Atualizado 07/02/2019

Tão importante quanto qualquer hábito vital, a higiene das mãos é uma questão indispensável à saúde das crianças. O simples ato de ensaboar e esfregar as mãos corretamente, antes de enxaguá-las, é muito importante para a prevenção  de doenças. Dessa forma, essa ação pode ser construída na infância de maneira divertida, a fim de estimular os pequenos a cuidarem da própria saúde desde cedo.

Lavar as mãos corretamente e de maneira frequente pode prevenir doenças como:

  • conjuntivite;
  • pneumonias;
  • meningite;
  • diarreias;
  • além de diversas outras infecções.

Inclusive,18 de outubro foi considerado o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, segundo uma medida de recomendação de proteção da gripe A, em 2008.

Embora pareça algo tão natural, muitas crianças não se adequam ao hábito e os pais passam a ter de reafirmar a necessidade de lavar as mãos várias vezes por dia. No entanto, existem algumas dicas criativas para que as crianças adotem essa prática sem tanta dificuldade.

Além disso, o hábito de lavar as mãos inicia uma conscientização sobre responsabilidades e independência na vida das crianças. Por isso, é importante que a prática seja contínua, para surtir o efeito necessário.

Dicas para a higiene das mãos

Músicas que estimulam o hábito

Nada melhor do que despertar a curiosidade das crianças com uma música, seguida de animação. Alguns vídeos musicalizados ajudam a despertar essa responsabilidade durante a infância:

Explicar a importância de lavar as mãos

No momento em que as crianças estiverem lavando as mãos, é necessário explicar a elas o motivo pelo qual estão fazendo aquilo. A continuidade da ação também é muito importante, por isso, os pais devem firmar a ideia insistentemente no início, para que, depois, isso se torne algo natural. É fundamental, também, que os pais deem o exemplo da prática.

Ofereça ajuda

Colocar um banquinho próximo à pia pode ajudar a criança a se sentir mais apta para lavar as mãos. Depois de um tempo observando, é possível que ela faça isso sozinha de maneira consciente e responsável. Mas, no início, é importante acompanhá-la e insistir no processo e sua importância.

Quando lavar as mãos?

É importante orientar às crianças quais os momentos em que é necessário lavar as mãos:

  • durante o banho;
  • antes e depois das refeições;
  • ao chegar em casa;
  • após ir ao banheiro;
  • após espirrar;
  • após assoar o nariz;
  • após manusear dinheiro;
  • após brincar com massinha de modelar;
  • após as atividades no pátio da escola;
  • ao sentir as mãos sujas.

Como lavar as mãos?

As mãos devem ser lavadas com água e sabonete na medida suficiente para fazer espuma por toda a superfície das mãos. As pulseiras, anéis ou qualquer adereço devem ser retirados no momento da higiene. As unhas também devem estar bem cortadas, para que não abriguem bactérias e sujeiras. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é necessário esfregar as mãos por, no mínimo, 20 segundos.

Higiene das mãos dos bebês

Lavar as mãos é importante para prevenir a transmissão de infecções em qualquer idade. Já a partir do terceiro mês de vida, os bebês introduzem objetos e as próprias mãos na boca. É importante que os pais sempre lavem as mãos e estejam observando o contato do bebê com elas.

A idade para começar a lavar as mãos sozinha vai depender da maturidade de cada criança, que irá descobrindo, ao seu tempo, as necessidades e deveres dos cuidados com a sua saúde. Os pais devem estimular seus filhos à medida que acharem necessário, sendo o ato supervisionado, inicialmente.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 10/08/2018 - Atualizado 07/02/2019

Formada em medicina na Universidade Federal de Santa Catarina. Residência médica em cirurgia geral no...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta