O pênis cresce até que idade?

O pênis cresce até que idade?

Por: - Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 24/07/2018 - Atualizado 07/02/2019

Os pais e mães de meninos são os que mais perguntam: o pênis cresce até que idade? A preocupação, no centro dessa questão, é saber quando os genitais do filho irão se desenvolver e como ter certeza de que esse desenvolvimento está sendo saudável.

Então, a primeira coisa que os pais precisam entender é que durante a infância o órgão permanece em uma espécie de inércia, até que a puberdade chega para “despertar” o corpo para a nova fase que está por vir: a adolescência.

É no período da puberdade que o pênis começa a ganhar as características que terá durante toda a fase adulta. Essa fase se inicia próximo aos 12 anos de idade dos meninos e dura até os 18 anos, aproximadamente.

Nesse meio tempo, o pênis cresce em diâmetro e comprimento. Os primeiros a ter um aumento de tamanho são o escroto e os testículos. Até aí, nada acontece com o pênis. O órgão sofre uma transformação efetiva quando o menino está, mais ou menos, no meio da adolescência.

A partir daí, é possível observar um crescimento no comprimento, que prossegue até a fase adulta. Os testículos e o escroto acompanham esse crescimento. Mas é somente perto de atingir a idade adulta que há alteração no diâmetro do pênis e na forma da glande.

Já foi respondida a pergunta “pênis cresce até que idade?”, então, é hora de saber mais a respeito do genital masculino

Depois de respondida a pergunta “o pênis cresce até que idade?”, é hora de entender a estrutura e o funcionamento do pênis, por dois motivos:

  1. Para que os pais possam observar se o desenvolvimento está ocorrendo normalmente;
  2. para que os pais possam compreender questões sobre as quais, talvez, não tenham domínio e possam explicá-las para os seus meninos.

Esses dois pontos são muito importantes, mas o segundo tem um destaque maior porque, ainda hoje, são poucos os pais que têm um diálogo aberto sobre o tema sexualidade com seus filhos. Os que abordam os temas relacionados à saúde e à prevenção de doenças que não são, necessariamente, as sexualmente transmissíveis são, então, quase uma raridade.

Conhecer o corpo masculino e incentivar o adolescente a fazer isso é de extrema importância. Ele deve saber que o pênis tem outras funções, além da sexual. O pênis é um órgão responsável:

  1. pela sensação de prazer despertada durante a masturbação e a relação sexual;
  2. pela ejaculação, dando condições à fecundação;
  3. por expelir a urina.

Mas o órgão não faz nada sozinho. Existem outras estruturas que o auxiliam:

Glande

Também chamada “cabeça do pênis”, abriga a abertura por onde saem a urina e o sêmen.

Bolsa escrotal

Dentro da bolsa escrotal estão localizados os testículos.

Testículos

São eles que produzem a testosterona e os espermatozoides.

Uretra

É o canal pelo qual passam a urina e o sêmen.

Epidídimo

É uma espécie de reservatório dos espermatozoides. Os gametas masculinos saem do epidídimo quando ocorre a ejaculação e usam como passagem os canais deferentes.

Canais deferentes

Conduzem os espermatozoides até a próstata para se juntarem aos sêmen e partir para a ejaculação.

Algumas doenças podem afetar o pênis durante a infância e, até mesmo, no decorrer da gestação. Em determinados casos, é necessário o auxílio de um cirurgião urológico pediátrico para permitir ao menino um desenvolvimento normal. O especialista deve ser consultado assim que os pais perceberem qualquer interferência suspeita no crescimento do órgão.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - SC 9020 RQE 6364
Publicado em 24/07/2018 - Atualizado 07/02/2019

Formada em medicina na Universidade Federal de Santa Catarina. Residência médica em cirurgia geral no...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta