O que é disfunção miccional?

O que é disfunção miccional?

Por: - Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 30/07/2019

disfunção miccional é o termo utilizado para definir alterações no momento da micção. Por isso, a nomenclatura diz respeito a todos os problemas de armazenamento e esvaziamento da urina. É importante alertar os pais que pacientes que sofrem de disfunção miccional podem ter  tanto a bexiga agredida quanto os rins.

Dessa forma, é fundamental esclarecer que a disfunção miccional se refere ao distúrbio do ato de urinar, em crianças de ambos os sexos, neurologicamente normais. No entanto, em casos de bexigas neurogênicas ou distúrbios neurogênicos, o problema miccional será decorrente de um trauma ou doença neurológica.

Ouça este conteúdo: 

O que a disfunção miccional significa?

Normalmente, para que a urina seja expelida corretamente, é necessário que a bexiga esteja bem coordenada com a uretra e a musculatura perineal. Assim, a bexiga é capaz de se contrair para expulsar a urina, ao mesmo tempo em que o esfíncter e a uretra se abrem, o que permite que o líquido seja eliminado sem nenhuma dificuldade.

Em caso de disfunção miccional, a urina não consegue ser expelida completamente, de forma que a bexiga se contrai e a uretra não se abre adequadamente. Assim, essa incoordenação leva a bexiga a fazer uma pressão muito grande para eliminar a urina, muitas vezes, sem sucesso. Em outros casos, o paciente não consegue ter um controle efetivo sobre a eliminação da urina, fazendo que ela seja eliminada de forma involuntária.

Quais são as disfunções mais comuns?

As disfunções miccionais possuem várias formas de apresentação. É importante que os pais se atentem à criança que já passou da idade de não controlar a urina e observem seu comportamento para identificar um possível problema. Conheça as disfunções mais comuns!

Incontinência urinária

incontinência urinária é caracterizada pela eliminação de urina de maneira involuntária e contínua. O problema afeta, sobretudo, crianças que apresentam algum tipo de defeito congênito, anomalia anatômica ou desenvolveram comportamentos que ocasionaram a falta de controle sobre a bexiga.

Enurese noturna

enurese noturna ocorre quando a criança não consegue acordar durante a noite para fazer xixi. É um distúrbio multifatorial e complexo que pode ser bastante incômodo e constrangedor para quem convive com isso. Por isso, é muito importante que os pais estejam sempre atentos e procurem ser bastante cuidadosos, para que problemas psicológicos não apareçam.

A enurese noturna é cerca de duas vezes mais comuns em meninos e pode ter influência de fatores hereditários. Crianças com distúrbios da atenção, hiperatividade ou imaturidade do sistema nervoso correm mais riscos de desenvolver o problema.

Bexiga neurogênica

bexiga neurogênica consiste em disfunções vésico-esfincterianas que acometem portadores de doenças do sistema nervoso central ou periférico. Caracterizada pela incapacidade de controlar o ato de urinar, a doença pode tornar a bexiga hiperativa, quando pode haver perda involuntária de urina, ou hipoativa, quando a bexiga não é capaz de eliminar a urina.

Em crianças, as principais causas de bexiga neurogênica estão relacionadas às doenças neurológicas congênitas, sobretudo mielomeningoceles, agenesia sacral e paralisia cerebral. Quando não tratado, o problema pode evoluir e causar insuficiência renal, infecções urinárias, dentre outras complicações.

Quando procurar um pediatra?

É importante que os pais sempre estejam atentos às condições da criança no momento de eliminar a urina e as relate ao pediatra que realiza o acompanhamento periódico da criança e que fará a avaliação inicial. Dependendo do caso, poderá indicar a consulta com o urologista pediátrico, a fim de amenizar os danos e evitar maiores complicações.

 Gostou do nosso artigo? Que tal compartilhar com outros pais e responsáveis para contribuir com a conscientização sobre o tema?

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 30/07/2019

Realizar cirurgias em crianças não era algo que o Dr. Rafael Miranda Lima imaginava que...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta