O que eu faço com meu filho em casa?

O que eu faço com meu filho em casa?

Por: Publicado em 18/03/2020

A decisão do governo do Estado de SC de só manter funcionando serviços essenciais por conta do controle à Covid-19, doença provocada pelo Coronavírus, gera um novo cenário para as famílias. É uma mudança de rotina que não esperávamos. Vivemos uma crise, é fato, e temos que passar por ela com serenidade, sem pânico e principalmente, com muita responsabilidade.

E como fazer para organizar essa rotina, principalmente para quem está com os filhos em casa e sem opção de entretenimentos? Antes de falarmos mais sobre o assunto, cabe um lembrete: quantas vezes você deixou de fazer algo com seu filho e por sua família porque não tinha tempo?

É muito importante que você explique ao seu filho o que é o Coronavírus, o que está acontecendo no mundo e que sim, você também não esperava viver essa situação. Informar de maneira adequada à idade é uma estratégia muito importante não só para esse caso, mas para todos os assuntos graves que precisam ser repassados às crianças.

Oriente-as sobre lavar as mãos e os motivos de ficarem longe dos avós e das pessoas com mais idade ou que têm algum tipo de doença que exija o afastamento nesse momento.

Monte com ele uma rotina para os próximos dias incentivando a criação de novos hábitos. Horário de acordar, de fazer as refeições e o que de diferente podem fazer por esse período. Dependendo da idade do seu filho você pode incentivá-lo a arrumar o quarto, a separar brinquedos que não usa mais. Incentivar a leitura e a ficar menos horas nos dispositivos eletrônicos. Que tal colocar ele na cozinha para testar receitas de comidas saudáveis?

Caso tenha que tralhar de casa, passe tarefas como montar um brinquedo diferente, incentivar a leitura e outras atividades que estão inseridas no seu conceito de família. Estimule a criança e sempre reforce que a fase está sim bem difícil, mas que está sendo muito bom ficar em casa com ele nesse período. Aproveite para usufruir da convivência com seu filho.

Se você tem consulta, exame ou procedimento agendados informe-se sobre a transferência de data. Lembre-se que a sala de espera tem outras crianças que podem ser transmissoras da doença e que as equipes de saúde estão se esforçando para atender quem está em estado grave.

Evite o acesso a uma quantidade exagerada de informações. Opte por buscar notícias nos canais oficiais como o aplicativo do Ministério da Saúde que você pode instalar no seu telefone. Sempre que tiver acesso a informações lúdicas sobre o Coronavírus, compartilhe com as crianças.

Temos certeza que juntos vamos superar esse momento muito difícil.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta