Por que fazer o teste do Pezinho?

Por que fazer o teste do Pezinho?

Por: Publicado em 05/06/2020

O Teste do Pezinho é uma das principais maneiras de diagnosticar alguns tipos de doenças nas crianças, antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas, e possibilita muitas vezes tratamento precoce que reflete em mais qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Para reforçar a importância do exame é realizado hoje, 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho.

O exame que tira algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê é obrigatório e deve ser feito em todo e qualquer recém-nascido, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida.

Atualmente no Brasil, existem três versões do Teste do Pezinho: uma básica e duas ampliadas. A mais simples é capaz de detectar até seis tipos de doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase) e está disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).

As duas versões ampliadas podem detectar de 10 a 50 tipos de doenças (além das seis já detectadas pelo teste básico, também pode indicar deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita), sendo encontrada apenas na rede de saúde privada.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta