Quais são as anormalidades congênitas do trato urinário?

Quais são as anormalidades congênitas do trato urinário?

Por: - Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 14/10/2018 - Atualizado 07/02/2019

Chamamos de malformações congênitas do trato urinário todas as doenças do trato urinário decorrentes de problemas na formação dos seus órgãos. Muitos casos podem ser suspeitados ou diagnosticados no pré-natal, mas existem alguns casos em que uma doença congênita só poderá ser diagnosticada durante a idade adulta, já que algumas delas são assintomáticas.

Conheça as principais anormalidades e conte com um urologista pediátrico para solucionar suas dúvidas a respeito delas.

Anormalidades congênitas do trato urinário

Algumas anormalidades congênitas do trato urinário são:  hipospádia; estenose da junção ureteropiélica; hérnia e hidrocele; megaureter; refluxo vésico-ureteral; válvula de uretra posterior; bexiga neurogênica; criptorquidia; extrofia de bexiga e síndrome Prune Belly. Vejamos cada uma delas, brevemente:

Hipospádia

Caracteriza-se por uma alteração na formação do canal da uretra, levando a uma abertura do orifício uretral numa posição bem diferente da habitual – que se localizaria normalmente na ponta da glande (cabeça) do pênis. Assim, essa abertura acometida poderá ocorrer desde o períneo até a parte de baixo da glande.

Estenose de JUP

A estenose de JUP acontece quando há um estreitamento na junção da pelve renal com o junto ao ureter, levando a uma dilatação renal ou (hidronefrose), com prejuízo à função do rim acometido.

Hérnia e hidrocele

Ao sair da cavidade abdominal para o escroto (saquinho da criança), o testículo forma um caminho que deve se fechar. Quando esta caminho não se fecha, órgãos da cavidade abdominal podem entrar neste trajeto, caracterizando, assim, uma hérnia e/ou líquido abdominal pode entrar neste caminho, caracterizando uma hidrocele.

Megaureter

Corresponde a um aumento do diâmetro do ureter (acima de 7 milímetros) canal que comunica o rim à bexiga urinária e que  transporta a urina. Esse problema pode ser causado pela obstrução da transição do ureter com a bexiga urinária ou em virtude de um refluxo vésico ureteral.

Refluxo vésico-ureteral

Consiste em um refluxo anormal de urina da bexiga urinária para os rins ou ureter, favorecendo o surgimento de infecções urinárias.

Válvula de uretra posterior

É uma válvula na parte da uretra que está mais próxima à bexiga e que leva à dificuldade na micção desde o período fetal, ocasionando problemas no funcionamento da bexiga que podem comprometer todo o trato urinário.

Bexiga neurogênica

A bexiga neurogênica pode prejudicar a capacidade de armazenamento e/ou esvaziamento da bexiga, em virtude de problemas na inervação do órgão. Dessa forma, podem cursar com infecções urinárias de repetição, incontinência urinária e insuficiência renal.

Criptorquidia

O natural é que todo bebê do sexo masculino nasça com os testículos dentro da bolsa testicular (saquinho), entretanto, isso pode não ocorrer, podendo os testículos serem palpáveis em outra localização ou impalpáveis. Esses casos devem ser acompanhados de perto pelo urologista pediátrico.

Extrofia de bexiga

É uma malformação congênita rara em que a bexiga não se fecha anteriormente, ficando, assim, aberta na parede abdominal, havendo, ainda, problema na formação da uretra e do genital.

Síndrome Prune Belly

Essa síndrome corresponde a hipoplasia ou aplasia dos músculos da parede abdominal, criptorquia bilateral (nos meninos), juntamente com alteração no trato urinário, como por exemplo bexiga de grande volume, dilatação do ureter, estenose de JUP, refluxo vesicoureteral entre outros.

Para maiores informações e tratamentos sobre anormalidades congênitas do trato urinário, entre em contato para marcar uma consulta e tirar suas dúvidas.

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 14/10/2018 - Atualizado 07/02/2019

Realizar cirurgias em crianças não era algo que o Dr. Rafael Miranda Lima imaginava que...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta