Quem são os profissionais envolvidos na urologia pediátrica?

Quem são os profissionais envolvidos na urologia pediátrica?

Por: - Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 17/07/2019

Os profissionais envolvidos com o atendimento na urologia pediátrica vão muito além do médico especializado nesta área. Primeiramente, a criança deve passar por uma consulta com o pediatra, que é o especialista em avaliar a saúde da criança de maneira geral, desde os primeiros meses de vida até a adolescência. Ele será o grande responsável por iniciar o tratamento do paciente, indicando o acompanhamento de outros especialistas, quando necessário.

Ouça este conteúdo:

Os profissionais que atuam nesta área, normalmente, não possuem uma especialidade definida e atendem aos mais diversos problemas e doenças infantis. Por isso, é ele que vai encaminhar o paciente a um urologista pediátrico quando sentir a necessidade de um diagnóstico e tratamento mais preciso de problemas que acometem o trato urinário.

Continue lendo para saber quem são os especialistas que contribuem com o tratamento urológico das crianças e, ainda, entenda a diferença entre o nefrologista e o urologista!

A importância do acompanhamento multidisciplinar

Em muitos casos, a criança precisa de um acompanhamento multidisciplinar, que envolve a participação de profissionais de diferentes modalidades e que de alguma forma, estão ligados à urologia. Isso acontece devido às particularidades de cada paciente, já que uma pedra no rim pode necessitar de cirurgia, a infecção urinária pode estar relacionada ao sistema nervoso, etc.

A cooperação de outros especialistas possibilita um acompanhamento completo do quadro do paciente, desde o diagnóstico até a escolha do tratamento mais adequado para cada caso. Dessa forma, o acompanhamento multidisciplinar possibilita que a criança receba todos os cuidados necessários e permite à equipe médica alcançar os resultados desejados de maneira integrada, rápida e eficaz.

Quais profissionais estão envolvidos na urologia pediátrica?

Em casos específicos, o urologista pode necessitar da atuação de outros especialistas para tratar o problema do paciente. Saiba quem são os profissionais que podem estar envolvidos na urologia pediátrica!

Neurocirurgião

Por mais que pareçam áreas distantes, os neurocirurgiões também fazem parte do quadro de profissionais envolvidos na urologia pediátrica. A neurologia e neurocirurgia são responsáveis por diagnosticar e tratar doenças que afetam o sistema nervoso, realizando o acompanhamento de pacientes em comum, tratados pelo urologista.

Como o sistema nervoso controla diretamente os órgãos do trato urinário, problemas em pacientes infantis, como a incontinência urinária e bexiga neurogênica, podem necessitar do acompanhamento de um neurocirurgião ou neurologista. Nesses casos, a atuação em conjunto para garantir melhor eficácia na solução de um distúrbio.

Fisioterapeuta

A fisioterapia exerce uma importante função no tratamento e prevenção de alguns problemas urológicos. Dentre outras especialidades, o profissional que atua nesta área tem a missão de fortalecer o assoalho pélvico do paciente para que ele tenha maior percepção e controle sobre a bexiga.

Isso é feito por meio de exercícios específicos que somente a fisioterapia pode oferecer com eficiência e precisão. Por isso, é muito comum que urologistas encaminhem pacientes que sofrem com disfunção miccional para realizar parte do tratamento com um fisioterapeuta.

Terapeuta ocupacional

Crianças que sofrem com incontinência urinária e outros problemas no trato urinário podem desenvolver distúrbios emocionais que afetam sua qualidade de vida. Nesses casos, pode ser necessário acompanhamento de um terapeuta ocupacional para tratar as limitações ou dificuldades psicomotoras do paciente.

Os exercícios propostos pelo terapeuta ocupacional envolve objetos e prática de movimentos que trazem maior autonomia e confiança para as crianças, contribuindo para melhorar a qualidade do paciente.

Psicólogo

Alguns problemas urológicos, além de correção cirúrgica e acompanhamento clínico, irão demandar acompanhamento psicológico para que a família e a criança possam lidar da melhor maneira possível com o problema apresentado.

Enfermagem

O cuidado de enfermagem é muito importante, seja no pós-operatório, com orientações, curativos, cuidados com sondas, acessos venosos e outros, seja no acompanhamento em geral.

Nefrologista

A nefrologia é uma área bastante próxima à urologia, o que faz com que muitas pessoas pensem que se trata da mesma coisa. Mas existem diferenças entre as áreas. Os nefrologistas são profissionais que lidam com pacientes que têm comprometimento da função renal.

É muito comum que o nefrologista e o urologista atuem de forma conjunta em diversos casos.

Urologista

Claro que não poderia faltar o próprio urologista pediátrico. Este especialista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas urinários que demandam cirurgia em bebês, crianças e adolescentes e por cuidar do sistema reprodutor na infância. Diferente do nefrologista, o urologista atua com foco em correções cirúrgicas.

Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook Instagram para receber dicas de como cuidar da saúde das crianças em sua rede social favorita.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 17/07/2019

Realizar cirurgias em crianças não era algo que o Dr. Rafael Miranda Lima imaginava que...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta