Sangue no xixi da criança: o que pode ser?

Sangue no xixi da criança: o que pode ser?

Por: - Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 08/12/2018

Identificar sangue no xixi da criança é um sinal importante de alerta, que os pais ou responsáveis devem estar atentos. A presença de glóbulos vermelhos na urina é chamada de hematúria e deve ser investigada por um médico , pois pode estar sinalizando várias doenças no aparelho urológico.

Continue lendo o artigo para saber o que pode estar acontecendo com a criança e sinais que os responsáveis precisam se atentar na saúde urológica.

Sangue no xixi da criança: como reagir?                 

A urina é capaz de revelar muito sobre o estado de saúde de uma pessoa. Pode indicar que algo está errado desde à alimentação até a quantidade de líquido ingerida diariamente ou mesmo sobre possíveis doenças que possam ter acometido o organismo.

A urina considerada normal possui coloração amarelo claro, embora a tonalidade possa variar de uma pessoa para outra. Entretanto, quando nota-se a urina avermelhada ou alaranjada, os responsáveis da criança devem ficar atentos, pois esse sintoma já pode indicar a presença de glóbulos vermelhos no xixi.

Por isso, caso não esteja relacionada à ingestão de alimentos de tonalidades fortes, como beterraba, framboesa, cenouras e até mesmo alimentos com corantes, a urina avermelhada é um sinal de alarme.

Conheça a seguir as principais doenças urológicas que podem causar o sangue no xixi. É importante salientar que, para saber o que está acontecendo, as doenças só podem ser diagnosticadas e tratadas por um especialista.

Quais doenças estão relacionadas ao sangue no xixi da criança?                                   

Como vimos, a presença de sangue na urina é um sinal importante para a verificação de algumas doenças em crianças. Por isso, dentre as causas da hematúria, podemos citar algumas importantes como:

Litíase urinária

Também conhecida como cálculo urinário ou pedra nos rins, a litíase urinária é causada por pequenos cristais que se formam em decorrência do aumento da concentração de algumas substâncias e que acabam impedindo a passagem da urina. Os principais sintomas do problema são hematúria, dor abdominal difusa e dor para urinar.

Disfunção miccional

disfunção miccional durante a infância pode acometer crianças de todas as idades, podendo envolver diferentes fases da micção, trazendo prejuízos tanto no enchimento ou no esvaziamento da bexiga.

Dentre os sintomas encontram-se incontinência urinária, urgência miccional e frequência urinária aumentada. Dependendo da gravidade do caso, a criança pode apresentar sangue na urina.

Infecção urinária

infecção urinária atinge o trato urinário, podendo acometer os rins, ureteres, a bexiga e a uretra. Geralmente, é causada por acúmulo de bactérias. Dependendo do caso, a infecção urinária também pode apresentar hematúria como um sintoma.

Neoplasia do trato urinário

Dependendo da situação, o sangue na urina pode estar sinalizando um alerta para o câncer na bexiga. Além disso, a hematúria tende a se manifestar com pouco sangramento, podendo ser seguida ou não de desconforto e dor.

Sintomas para se atentar

A hematúria pode aparecer juntamente com outros sintomas, que poderão ser observados e assinalados pelos responsáveis na consulta médica. Os sintomas mais comuns associados às doenças urológicas são:

  • desconforto ao urinar;
  • vontade incontrolável e urgente de urinar;
  • aumento do número de micções;
  • urina com odor característico;
  • emagrecimento sem causa aparente.

Outras causas importantes, assim como outros sintomas acompanhados de hematúria, podem ser analisadas por um médico.

Procure um urologista pediatra

É importante orientar que a presença de sangue na urina pode ser visível a olho nu pela coloração alaranjada e avermelhada. Em outros casos, a hematúria só poderá ser verificada pela análise do exame de urina.

Por isso, é importante que as crianças façam testes regulares e preventivos para identificar como anda a sua saúde urológica, que será guiada pelo acompanhamento de um profissional.

De qualquer maneira, a causa da alteração na urina deve ser verificada somente por um especialista. Assim sendo, além de verificar o histórico clínico da criança, o urologista pediatra poderá recomendar a realização de outros exames para a complementação do diagnóstico.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a nossa equipe em caso de dúvidas.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 08/12/2018

Realizar cirurgias em crianças não era algo que o Dr. Rafael Miranda Lima imaginava que...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta