Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio

Por: Publicado em 10/09/2020 - Atualizado 08/09/2020

A campanha Setembro Amarelo é um importante alerta de prevenção ao suicídio, que acomete principalmente adultos de até 30 anos. Mas sabia que os pequenos também ficam deprimidos e que se isso não for tratado a tempo, ele pode ter problemas muito sérios com o passar da idade?

Sim, nem os pequenos estão livres da depressão! Apesar de pouco frequente, tendo em vista que é diagnosticada em até 7,5% das crianças brasileiras com menos de 14 anos – é preciso esclarecer que os sinais da doença são bem diferentes do que nos adultos.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a depressão normalmente é diagnosticada depois dos 5 anos, e as causas são multifatoriais, como vulnerabilidade do sistema nervoso central, fatores genéticos e ambientais.

A criança deprimida pode apresentar tristeza constante, reclamar de dores de cabeça e abdominais, fazer xixi na cama com frequência e cocô na roupa sem se dar conta, estar sempre irritada, sofrer com fobias diversas, ter dificuldade em ficar longe dos pais e pode ter dificuldade ou se alimentar em excesso. Geralmente essas crianças relutam em ir para a escola e têm muita dificuldade de convivência com crianças da mesma idade, entre outras situações não comuns para sua idade.

É importante que os pais notem o comportamento da criança e, principalmente, evitem situações que ela possa ser constrangida ou humilhada, ou submetida a situações com as quais não tem maturidade para compreender como presenciar brigas e discussões e tão pouco, ser exposta a participar de atividades inadequadas para sua idade, incluindo programas de televisão. Toda mudança de comportamento deve ser informada ao pediatra na consulta de rotina.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta