Seu filho tem uma hérnia no umbigo?

Seu filho tem uma hérnia no umbigo?

Por: - Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 29/09/2018 - Atualizado 07/02/2019

A hérnia no umbigo é um tipo de hérnia bastante comum em crianças, principalmente até os 3-4 anos de idade. Por isso, caso seja percebida pelos pais, a recomendação é procurar um médico imediatamente. Assim, é possível que o tratamento corresponda aos melhores resultados. Saiba nesse artigo mais sobre essa condição, reconheça seus sinais e tratamentos.

O que é uma hérnia no umbigo?

A hérnia consiste em uma passagem de conteúdo de uma região do organismo para outra por meio de um orifício. A hérnia umbilical consiste na falha de fechamento do orifício por onde entravam os vasos umbilicais. Dessa maneira, ocorre a passagem do conteúdo do interior do abdômen para o orifício situado no umbigo.

Como é possível notar uma hérnia umbilical?

O diagnóstico desse tipo de hérnia é clínico. É possível ser observado pelos pais o aumento de volume na região umbilical, principalmente quando há esforço da criança, como chorar, tossir e defecar. Ao chegar ao consultório médico, o exame físico associado à história clínica confirma o diagnóstico..

Hérnia umbilical em recém nascidos

É possível que a hérnia no umbigo fique mais nítida após os primeiros quinze dias de vida. A hérnia no umbigo não causa nenhum sintoma e é indolor.

O normal seria que o fechamento iniciasse de maneira espontânea logo após o nascimento, no entanto, em alguns casos isso não acontece. Dessa forma, após a caída do cordão umbilical e a cicatrização do umbigo, o orifício acaba permitindo que os líquidos abdominais, assim como gordura e, em alguns casos, o próprio intestino causem o abaulamento no umbigo.

Como tratar a hérnia no umbigo?

Há tendência de que o fechamento do orifício herniário ocorra até 3-4 anos de idade. A cirurgia está indicada aos casos em que isso não ocorre, casos em que o orifício herniário é muito grande ou casos em que haja encarceramento do conteúdo herniado (situação rara).

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Cirurgia Pediátrica - /SC 17015 | RQE 11522
Publicado em 29/09/2018 - Atualizado 07/02/2019

Realizar cirurgias em crianças não era algo que o Dr. Rafael Miranda Lima imaginava que...  Ver Lattes

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta