Sinéquia vulvar: meninas têm fimose?

Sinéquia vulvar: meninas têm fimose?

Por: Publicado em 17/08/2020

A sinéquia vulvar, muitas vezes chamada fora do ambiente médico de “fimose de meninas”, é caracterizada pela aderência dos pequenos lábios, que fecha a abertura do canal vaginal. Em alguns casos, pode cobrir o clitóris. É importante que o tratamento seja feito de maneira adequada porque a sinéquia vulvar pode aumentar as chances de infecção urinária, corrimentos, dor ao fazer xixi e mau cheiro do xixi.

A sinéquia vulvar pode ser motivada pela baixa concentração de hormônios femininos, o que é característico da infância, e à irritação da mucosa da vagina pelo contato com a urina ou fezes na fralda. Também pode estar ligada a doenças de pele, como o líquen plano e o líquen escleroso, que promovem alterações genitais e que levam ao aparecimento de lesões brancas na região genital.

Tratamento

A sinéquia vulvar precisa ser diagnosticada pelo médico pediatra e geralmente o tratamento é feito com a aplicação de pomada específica sobre a região afetada. Geralmente a pomada é suficiente para tratar o problema, mas não impede a sinéquia vulvar voltar, o que pode indicar a reaplicação do produto ou encaminhar para cirurgia.

A cirurgia é indicada quando há fechamento total da vagina, quando a menina não consegue fazer xixi de forma adequada ou quando o tratamento com pomada não foi suficiente para corrigir o problema. A cirurgia geralmente não requer internação, podendo ser realizada no consultório.

Problema corrigido, a menina normalmente não leva essa situação para a vida adulta.

Cuidados

Alguns cuidados auxiliam no tratamento e evitam o reaparecimento da sinéquia vulvar, caso tenha sido tratada com a pomada ou com a cirurgia:

– realizar higiene na direção da vagina para o ânus.

– optar por roupas de algodão, principalmente as calcinhas, e evitar roupa justa e apertada.

– usar sabonetes neutros ou indicados pelo pediatra para a higiene íntima. Evitar produtos com aromas.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta