Xixi na cama tem tratamento!

Xixi na cama tem tratamento!

Por: Publicado em 08/07/2020

Todo mundo conhece uma criança que faz xixi na cama! Situação que muitas vezes é um drama para a criança e também para os pais!

É importante saber que até os 5 anos, fazer xixi na cama não é coisa de outro mundo tendo em vista que a enurese noturna comprova que o sistema nervoso da criança ainda não está totalmente formado e por isso, faz com que ela perca o controle do xixi enquanto dorme.

De acordo com a Sociedade Internacional de Incontinência Urinária, 10% das crianças fazem xixi na cama até os 6 anos. Esse índice cai para 5% entre os 7 aos 10 anos.

Fazer xixi na cama geralmente é mais comum entre os meninos, mas as meninas também não estão livres de conviverem com essa situação, que pode ser provocada por hereditariedade, dificuldade de acordar para fazer xixi e até mesmo problemas emocionais como questões familiares que envolvem briga entre irmãos, a chegada de um novo irmão, desentendimento com algum amigo de escola, entre outros.

Ajuda médica

É importante os pais estarem cientes de que após completar 5 anos, se a criança continuar fazendo xixi na cama, buscar orientação do médico urologista pediátrico não pode ser descartada porque ele poderá diagnosticar os motivos do problema e sugerir tratamentos.

Entre o que o médico pode indicar está mudança de hábitos como incentivar a criança a fazer xixi antes de dormir e a beber menos líquido durante a noite. A utilização de medicamentos não está descartada, mas somente o médico poderá receitar o produto.

“A avaliação médica é muito importante e os pais jamais podem expor a criança a qualquer tipo de constrangimento como contar para outras pessoas e evitar colocar o colchão ao sol de maneira que outras pessoas possam saber da situação”, sugere o urologista pediátrico em Florianópolis, Rafael de Miranda Lima.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

Leia mais

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Leia mais

ebook
20/09/2018

Ebook de Dicas

BAIXAR

Agendar Consulta