Endourologia

Endourologia

Diversas doenças do trato urinário requerem tratamento cirúrgico convencional para a correção do problema. Contudo, as novas tecnologias e os avanços na área médica permitiram que muitas intervenções cirúrgicas passassem a ser realizadas de maneira minimamente invasiva e com menores riscos ao paciente. É o caso da endourologia, um procedimento que vem evoluindo gradativamente no ramo da urologia pediátrica e tem proporcionado diversas vantagens aos pacientes de todas as idades.

O que é endourologia?

A endourologia é uma subespecialidade da área urológica responsável pelo tratamento de doenças do trato urinário por meio da manipulação endoscópica. O procedimento é realizado com o auxílio de pequenas câmeras e instrumentos que são inseridos diretamente na uretra do paciente ou através de pequenas incisões.

Em outras palavras, trata-se de uma endoscopia urológica, visualizando-se os órgãos do trato urinário por dentro, seja para diagnóstico ou tratamento. A endourologia dispensa a necessidade de cortes ou incisões muito grandes, o que torna o procedimento minimamente invasivo e menos incômodo para o paciente.

Quais as vantagens em relação à cirurgia tradicional?

As cirurgias tradicionais ou abertas, como também são chamadas, requerem a realização de incisões para acessar a região operada. Nesse sentido, a grande vantagem da endourologia é o acesso ao trato urinário por meio da endoscopia ou pequenas incisões. Sem a necessidade de métodos demasiadamente invasivos, o procedimento proporciona diversas vantagens. Dentre as principais, podemos citar:

recuperação mais rápida;

menor tempo de internação;

redução do risco de traumas e sangramentos;

retorno às atividades cotidianas precocemente;

melhor resultado estético.

Quais doenças podem ser tratadas pelo método?

A endourologia é muito empregada no tratamento de algumas doeças da bexiga, próstata (nos adultos), uretra, ureter e até mesmo nos rins. Abaixo, você conhece as principais doenças tratadas pelo método e quais são os procedimentos adequados para cada caso.

Cálculas urinários

Os cálculos urinários – conhecidos popularmente como pedra nos rins – são uma das condições mais comumente tratadas pela endourologia. Neste caso, a técnica é denominada nefrolitotomia percutânea e é utilizada para combater cálculos renais com mais de 2 cm, além de ser utilizada no tratamento de tumores polipoides da via excretora.

O procedimento é realizado por meio de uma pequena incisão na região lombar, através da qual é introduzido um aparelho endoscópico que permite visualizar o ponto exato em que os cálculos estão localizados. Estes, por sua vez, são fragmentados e retirados com pinça até a limpeza total do rim.

Cálculos no ureter

A remoção de cálculos no ureter  pode ser feita através de um procedimento denominado ureteroscopia. Realizado com anestesia, o método consiste na utilização de um dispositivo com câmera para acessar o ureter e a área interna do rim. 

O ureteroscópio – como é chamado o dispositivo usado no exame – é introduzido na uretra e permite a visualização interna do trato urinário , além de permitir a passagem de pequenos instrumentos para a destruição e retirada dos cálculos.

Válvula de Uretra Posterior

A válvula de uretra posterior, obstrução geralmente grave do trato urinário, pode ser tratada através de fulguração da mesma através da endoscopia urinária, permitindo a desobstrução anatômica do fluxo urinário.

Refluxo Vésico-Ureteral

Uma das modalidades de tratamento do refluxo vésico-ureteral é a injeção de um polímero logo abaixo do óstio (abertura) ureteral na bexiga por via endoscópica, fazendo com que a urina não consiga retornar da bexiga para os rins.

Ureterocele

Caracterizada por uma saculação do óstio ureteral para o interior da bexiga que leva à obstrução do fluxo urinário, a ureterocele pode ser perfurada endoscopicamente com bons resultados.

Busque especialistas

Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, o sucesso da endourologia depende da qualificação e experiência do médico responsável. Aqui no Urologia Kids contamos com profissionais altamente capacitados para a realização do procedimento com eficácia e segurança.

Conheça nossa equipe e aproveite para agendar a consulta de seu filho. Será um prazer lhes receber!

12 de outubro – Dia do Cirurgião Pediátrico

12/10/2020 • Artigos

12 de outubro - Dia do Cirurgião Pediátrico

Ler mais
Hérnia umbilical: o que é e como tratar

08/10/2020 • Dicas

Hérnia umbilical: o que é e como tratar

Ler mais
Hérnia inguinal: o que é e como tratar

29/09/2020 • Artigos

Hérnia inguinal: o que é e como tratar

Ler mais

Agendar Consulta

 

Conversar sobre as questões inerentes ao tratamento, confortar e transmitir segurança só é possível a partir da realização de uma consulta. Escolha a melhor data e horário e aguarde pela confirmação do agendamento, a ser enviada para seu e-mail.

 


[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Agendar Consulta